Primeiro-ministro dos Países Baixos nomeado próximo secretário-geral da NATO

por RTP
Denis Balibouse - Reuters

O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, foi hoje nomeado o próximo secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), sucedendo ao norueguês Jens Stoltenberg.

A decisão foi anunciada esta quarta-feira, depois de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte.

Mark Rutte, de 57 anos, deverá iniciar funções no dia 1 de outubro, quando terminar o mandato de Jens Stoltenberg que já veio aplaudir a escolha de Rutte como seu sucessor. “Mark Rutte tem uma verdadeira visão transatlântica, é um líder forte e construtor de consensos”, "sei que deixo a NATO em boas mãos."

Ao fim de quase 14 anos como primeiro-miistro dos Países Baixos, Mark Rutte tem algumas tarefas exigentes pela frente. Por exemplo, manter o apoio dos aliados à Ucrânia contra a invasão da Rússia, ao mesmo tempo que se protege contra a possibilidade de a NATO ser arrastada diretamente para uma guerra com Moscovo.

Há ainda outro desafio que se poderá colocar a Mark Rutter se Donald Trump vencer as eleições norte-americanas e voltar à Casa Branca.

Todas as decisões da NATO são tomadas por consenso, por isso Rutte só poderia ser confirmado enquanto secretário-geral com o acordo dos 32 membros da Aliança Atlântica.

 

Tópicos
pub